terça-feira, 13 de junho de 2017

Salmorejo Cordobés

Esta é uma sopa fria que aprendemos a fazer em Madrid com um amigo sevillano, que era um cozinheiro de %#@# madre, e que sabe a maravilhas num dia quente como o de hoje.

Por acaso, foi emborcada a seguir a uma caracolada, já que estamos decididos a mostrar aos caracóis daqui do quintal que estamos no topo da cadeia alimentar, de modo que vamos para o alpendre incentivá-los a largar as alfaces e as videiras.

Então, isto é muito simples! Precisamos de:

500 grs de tomate vermelho bem maduro
100 grs de pão duro
100 ml de azeite
1 dente de alho
sal
água

As quantidades variam de acordo com o gosto: mais tomate, mais líquida, mais pão, mais espessa, azeite a gosto de quem vai comer, só não aconselho aumentar a dose de alho, porque vai cru para a mistura e depois ninguém quer ser vosso amigo. Trust me on this one.


Para fazer:

Partir o pão em pedaços e colocar numa taça com água fria.
Colocar na picadora o tomate em pedaços e desfazer. Adicionar o pão e desfazer.
Juntar o sal, o alho e o azeite e desfazer.
Depois de tudo muito bem misturado, rectificar os temperos e colocar no frigorífico até servir.

Acompanhar com pedaços de ovo cozido, queijo, requeijão, tomate, pimento, bacon, pepino, chouriço, tostinhas, presunto, o que gostarem.

Para quem gosta de fazer as coisas certinhas, podem pelar os tomates e partir tudo em pedacinhos com muito jeitinho, mas o facto é que isto vai ficar tudo desfeito na mesma, tomate com casca ou não, pelo que podem optar pela técnica cá de casa de "tomate, tráu, pão, tráu, alho, sal e azeite, tráu" e em menos de dois minutos têm a sopa feita. 

(a foto continua sem ser minha, até tirei com o telemóvel da minha sogra, mas ela apagou sem querer, juro!)




Sem comentários:

Enviar um comentário