quarta-feira, 21 de junho de 2017

Em banho-maria e roupa estendida ao sol.

Por acaso hoje está um típico dia de Verão por estes lados: nevoeiro.

Temos andado entretidos a organizar roupas e brinquedos (porque não?) para mandar para a Junta e depois para onde for preciso.

A filhota já foi ajudar a entregar água e soro fisiológico nos Bombeiros daqui.

Agora, é torcer para que isto pare (estamos em Junho, na realidade é torcer para que não venham dias piores...)

Agora, que se levou um choque com a realidade, é arregaçar as mangas e FAZER alguma coisa, não é só acusar este e aquele e já está arrumado, ALGUÉM há-de fazer alguma coisa.

Nós, como cidadãos formados (digo formados não com cursos, mas com valores, os meus avós que não foram à escola eram mais que formados, já umas quantas aves raras por aí... Jazus!!), temos o dever de ajudar: contactar com as juntas e associações, vigiar, actuar, estar atentos, estar informados, saber reagir, saber liderar e, porque não, assinar as tais das petições.

Só hoje, a levar a filhota à escola, reparei que esta zona está cheia de eucaliptos, e sim, todos até à beira da estrada, um molho de eucaliptos está mesmo ali num sítio tão bom que, se apanhar umas labaredas, é um instante enquanto passa para os edifícios do Externato. (Também reparei que a escola da filhota e a outra escolinha estão a uma distância segura, por isso, papás, fiquem tranquilos com os vossos pimpolhos!)

Nada contra os eucaliptos, mas com moderação e ponderação.

Em ano de eleições, PARTICIPEM!

Não é só falha do Governo, das autoridades, das fiscalizações, é de todos nós. Muitas vezes não prevenimos as coisas, estamos descontraídos numa atitude de "quando acontecer, logo se vê".

A nossa solidariedade e mobilização nunca está em causa.

Ajudamos agora, ajudámos a Madeira, ajudámos a Galiza.

Se é preciso uma tragédia para que as mentes se acordem, não podemos deixar que estas pessoas tenham sido vítimas em vão.

Se quiserem e puderem dar alguma coisa aos Bombeiros e às pessoas que ficaram desalojadas, contactem com os Bombeiros, as Paróquias e as Juntas de Freguesia das vossas áreas de residência.

Aqui, por estes lados, Bombeiros da Silveira, Paróquias de Torres Vedras, Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação de Torres Vedras.

Estão a receber água, soro fisiológico, barras alimentícias, bebidas energéticas, roupa, roupa de cama, mantas, toalhas.

Há contas para onde podem ajudar.

Se querem estar informados, vejam o site da Protecção Civil, ou algum canal que passe notícias sóbrias e lógicas.

Por favor, não se ponham a ver o Correio da Manhã, e passem ao lado dos canais que em vez de tentar informar e esclarecer as pessoas andam a ver se descobrem as coisas mais escandalosas para mandar para o ar. E, a sério, mais escandaloso do que aquela senhora que perdeu um filho e quis fazer a reportagem ao lado do que foi o filho de alguém, ganhou a porra da bicicleta, não imagino o que lhe tenha passado pela cabeça, a sério... Pessoalmente, e uma vez que por aqui só temos a TDT, espreito, quando dá, a RTP 3.

Para desgraça, já basta a realidade, não queiram esmiúçar as coisas, FAÇAM mas é qualquer coisa, que distrai a cabeça.

Mobilizem-se. Somos portugueses, não somos ratinhos!



(daqui a bocado já voltamos, blessed be and harm none <3 )


1 comentário:

  1. Palavras de quem ainda pára para pensar no que é verdadeiramente importante fazer neste momento ! Obrigado

    ResponderEliminar

Olá 2022! Olá blog! Vamos arrumar isto?

Ora cá estamos, mas por pouco tempo. Então..... isto não está vida para gerir uma data de blogs ao mesmo tempo, por muita vontade que tenham...