quarta-feira, 21 de junho de 2017

Em banho-maria e roupa estendida ao sol.

Por acaso hoje está um típico dia de Verão por estes lados: nevoeiro.

Temos andado entretidos a organizar roupas e brinquedos (porque não?) para mandar para a Junta e depois para onde for preciso.

A filhota já foi ajudar a entregar água e soro fisiológico nos Bombeiros daqui.

Agora, é torcer para que isto pare (estamos em Junho, na realidade é torcer para que não venham dias piores...)

Agora, que se levou um choque com a realidade, é arregaçar as mangas e FAZER alguma coisa, não é só acusar este e aquele e já está arrumado, ALGUÉM há-de fazer alguma coisa.

Nós, como cidadãos formados (digo formados não com cursos, mas com valores, os meus avós que não foram à escola eram mais que formados, já umas quantas aves raras por aí... Jazus!!), temos o dever de ajudar: contactar com as juntas e associações, vigiar, actuar, estar atentos, estar informados, saber reagir, saber liderar e, porque não, assinar as tais das petições.

Só hoje, a levar a filhota à escola, reparei que esta zona está cheia de eucaliptos, e sim, todos até à beira da estrada, um molho de eucaliptos está mesmo ali num sítio tão bom que, se apanhar umas labaredas, é um instante enquanto passa para os edifícios do Externato. (Também reparei que a escola da filhota e a outra escolinha estão a uma distância segura, por isso, papás, fiquem tranquilos com os vossos pimpolhos!)

Nada contra os eucaliptos, mas com moderação e ponderação.

Em ano de eleições, PARTICIPEM!

Não é só falha do Governo, das autoridades, das fiscalizações, é de todos nós. Muitas vezes não prevenimos as coisas, estamos descontraídos numa atitude de "quando acontecer, logo se vê".

A nossa solidariedade e mobilização nunca está em causa.

Ajudamos agora, ajudámos a Madeira, ajudámos a Galiza.

Se é preciso uma tragédia para que as mentes se acordem, não podemos deixar que estas pessoas tenham sido vítimas em vão.

Se quiserem e puderem dar alguma coisa aos Bombeiros e às pessoas que ficaram desalojadas, contactem com os Bombeiros, as Paróquias e as Juntas de Freguesia das vossas áreas de residência.

Aqui, por estes lados, Bombeiros da Silveira, Paróquias de Torres Vedras, Cruz Vermelha Portuguesa, Delegação de Torres Vedras.

Estão a receber água, soro fisiológico, barras alimentícias, bebidas energéticas, roupa, roupa de cama, mantas, toalhas.

Há contas para onde podem ajudar.

Se querem estar informados, vejam o site da Protecção Civil, ou algum canal que passe notícias sóbrias e lógicas.

Por favor, não se ponham a ver o Correio da Manhã, e passem ao lado dos canais que em vez de tentar informar e esclarecer as pessoas andam a ver se descobrem as coisas mais escandalosas para mandar para o ar. E, a sério, mais escandaloso do que aquela senhora que perdeu um filho e quis fazer a reportagem ao lado do que foi o filho de alguém, ganhou a porra da bicicleta, não imagino o que lhe tenha passado pela cabeça, a sério... Pessoalmente, e uma vez que por aqui só temos a TDT, espreito, quando dá, a RTP 3.

Para desgraça, já basta a realidade, não queiram esmiúçar as coisas, FAÇAM mas é qualquer coisa, que distrai a cabeça.

Mobilizem-se. Somos portugueses, não somos ratinhos!



(daqui a bocado já voltamos, blessed be and harm none <3 )


1 comentário:

  1. Palavras de quem ainda pára para pensar no que é verdadeiramente importante fazer neste momento ! Obrigado

    ResponderEliminar