Não haverá coisa mais típica do que o pudim flã.
É entrar por um restaurante ou qualquer outro tasco, pedir o menu, e lá vem ele, no meio de mousses de chocolate, semi-frios, bolos de bolacha, doces da casa e duchesses tri-colores com molho de caramelo e pistácios e raspas de cereja confitadas (este não sei, acabei de inventar).
Ora habitualmente, pego numa tigela, meto lá para dentro 1 litro de leite, 12 ovos e uma colher de açúcar mais para o cheia por cada ovo, raspa de limão, e ala para o forno, em banho-maria, durante uma hora, numa forma com caramelo no fundo.
Há quem goste do seu toquezinho de aniz ou de Vinho do Porto, mas cá por estes lados há a mania da raspa de limão, há um limoeiro a rastejar na terra carregado de limões, há uma mamã ainda a amamentar e há uma criança que vai provar o pudim.
Por isso, raspa de limão lá para dentro!
Para a versão mini, até porque não quero ter fama de andar a engordar as pessoas cá de casa, e também porque já não tenho as forminhas todas, inicialmente da senhora minha mãe, e que agora estão reduzidas a umas míseras sete, depois de ter andado a dar pudinzinhos a pessoas que não as devolveram (rsrsrsrsrs...), usei:
300 ml de leite
4 ovos
4 colheres (sopa) de açúcar branco
raspa de meio limão
caramelo
Coloquei o caramelo no fundo de cada forma (não é preciso untar com manteiga).
Bati com uma vara o leite com os ovos, o açúcar e a raspa de limão.
Coloquei nas forminhas, cerca de 3/4.
Levei ao forno a 200ºC durante 1 hora, em banho-maria.
Servem-se dentro das forminhas, ou em pratos, é a gosto.
Também é a gosto comer quente, mas as más línguas parece que dizem que dá a volta à barriga...
PS: a pirolita cá de casa gostou. Obviamente......
PS 2: A minha mãe também já viu a foto no facebook e já me veio dar nas orelhas, porque só AGORA é que deu pela falta das formas. Já as tenho por cá há para aí uns 16 anos, mas na altura não havia cá facebook para meter provas incriminatórias, e as desgraçadas estiveram emcaixotadas nestes últimos 4 anos ou coisa que valha. Claro que já se ofereceu como cobaia para provar pudins eheheh...
Sem comentários:
Enviar um comentário