A língua portuguesa é muito traiçoeira, cheia de esquinas, ratoeiras e degraus falsos.
Logo, quando uma pessoa recebe uma chamada da parte das mães, a dizer "Olha, estamos por perto, podemos ir até aí para o chá?" (sendo que é uma distância que se percorre em vinte e cinco minutos e dá para fazer um bolinho modesto) e ouve logo do outro lado um "nem penses, não faças um bolo!", se a pessoa em questão fizer BOLINHOS, não está propriamente a faltar àquilo que ficou combinado, pois não?
Pois, também acho que não, e chá é chá, presta-se a mordiscar qualquer coisita, precisamente uns scones, que são rápidos e fáceis de fazer, e quando as visitas chegam já está o forno desligado e a cozinha perfumada com algo que, afinal, apetece mesmo comer a acompanhar o chá!
Esta receita faço muitas vezes, e já tinha colocado no outro blog, tanto que a foto é de lá, que esta fornada já não foi a tempo.
Mamãe deu a ideia de se juntar um pouco mais de açúcar e de levar ao meu avô, grande lambareiro, pois claro (sim, porque a petiza cá de casa também provou e aprovou, pois claro!), por isso, é mesmo questão de experimentar, e é isso que vou fazer amanhã.
Depois conto novidades.
Já agora, mamãe comeu o pudinzinho e aprovou. Ufa!! Se não passassem neste teste era uma trancada no meu ego, nunca mais saia de casa!!
Ora para os nossos Scones!
Precisamos de:
7 colheres (sopa) de farinha
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de leite
1 ovo
2 colheres (chá) de fermento
1 pitada de sal
raspa de limão
Mexem-se todos os ingredientes à mão.
Se quiserem, podem estender com um rolo e cortar rodelas com um copo, mas se amassarem pequenas bolas também fica bem.
Leva-se ao forno a 200ºC durante cerca de 15 minutos, num tabuleiro forrado com papel vegetal, polvilhado com um pouco de farinha.
As receitas dizem que se come com doce ou manteiga ou natas (ou nutella, ou manteiga de amendoím...), mas ficam tão bons assim simples, que parece blasfémia meter mais coisas à mistura!
Comem-se quentinhos, acabados de sair do forno, ou frios, e acompanham o nosso chá de hoje!
Sem comentários:
Enviar um comentário